Até os chineses fazem olhares ressabiados quando perguntam de fazer compra em sites chineses. |
Estamos vivendo um momento mágico para o consumismo exacerbado. Enquanto na nossa esquina aquela velha papelaria vende coisas a um preço na China por um quarto ou até mais, com um pouco mais de tempo, compra-se o mesmo produto.
É uma prática que tem sido utilizada cada dia mais pelos brasileiros e tem deixado algumas certas empresas e certos moralistas com o pé atrás. Por outro lado há aqueles que nunca compraram e questionam: Será que compensa? Qual o risco? Não se preocupe. Deixe com a gente. Vamos resolver esses questionamentos agora mesmo!
Quais os riscos de comprar na China?
Pessoas que compram objetos de uso pessoal e coisas que sejam relativamente baratas correm um risco muito baixo. Roupas, tênis, pequenos eletrônicos, capas de celular, acessórios em geral dificilmente são taxados, também pudera né?! Imagine se a Receita Federal tivesse que taxar todas as coisas que chegassem no Brasil... Aí sobrariam vagas para um dos concursos mais concorridos do Brasil. Lembre-se. A probabilidade é baixa, mas é possível. Porém se você comprar algo muito barato a taxa também será barata.
Raio-x da Receita Federal em ação: E aí, onde está seu Deus agora? |
Algo muito feito é pedir para que o vendedor envie a encomenda como presente, porém isso também é questão de bom senso e se não houver um remetente de Pessoa física enviando o tal presente a taxa poderá ser colocada do mesmo jeito. Portanto invista em coisas que continuem baratas mesmo que na pior das hipóteses estas sejam taxadas.
Quais os melhores sites para compra?
Existem muitos. Sites que eu, particularmente, indico são:
São sites que tive poucos problemas. Isso não é uma constante, mas são os mais populares, os que provavelmente não vão fazer alguma cachorrada para um cliente gritar pro mundo inteiro que eles não prestam.
O que não comprar?
Wamo-Pro: Se for fazer compras na China compre esse controle para jogar no seu celular. Você será feliz. |
Tudo aquilo que você for usar muito, pois uma coisa é fato: As coisas não tem durabilidade. Não espere de um celular chinês paralelo um desempenho exemplar, uma hora ou outra a bateria dele certamente vai te deixar na mão. Portanto eu fortemente desaconselho compras como tênis, celulares, equipamentos de informática de preços elevados (no máximo um mouse sem fio). E o que sobrou? Pequenos acessórios de informática, roupas (apesar de terem uma durabilidade mediana em proporção à quantidade de lavagens, acessórios para celular, componentes eletrônicos, não dá para listar tudo não, só siga a dica: Não compre algo que exija uma durabilidade para o seu ritmo diário. E não compre pen-drivers e cartões de memória, pois a falsificação desses objetos está bastante difundida atualmente e você pode facilmente comprar gato por lebre.
Muito tempo. Não é o tipo de compra para você ver todo dia onde está. Esqueça. Os códigos de rastreio são ineficientes (provenientes de transportadoras ruins que fazem parte daquele frete 'grátis' que muitas empresas de lá oferecem, portanto não fique localizando o seu produto, espere chegar que mais cedo ou mais tarde ele está com você. Podemos estimar que geralmente a entrega leva de um mês a três meses, e, claro, não podemos deixar de considerar a hipótese de extravio que é sim real, mas como foi dada a dica anteriormente: Não gaste muito com a China.
Alguém tá se ferrando por eu comprar lá, né?
Uma pergunta bastante filosófica, mas vamos por partes. Na China as leis trabalhistas são muito mais degradantes ao trabalhador que as nossas, é um país que cresce muito, mas que trabalha muito também. O trabalho escravo na China foi noticiado há dias atrás, é um assunto polêmico e é demonizado pelo mundo todo, onde houver ele certamente será combatido quando descoberto, então não se preocupe com o financiamento da escravidão na China, é triste, mas as leis chinesas fazem por onde e se algum dia isso mudar, ficaremos felizes por eles, apesar de sem os produtos.
Bilhete encontrado numa encomenda: 'Eu [sou] escravo, socorro' Agora só falta achar o pobre humano no meio dos 1,3 bilhões de habitantes chineses. |
Os comerciantes brasileiros também perdem, pois quem compra da China vai aberrar qualquer tipo de compra nas lojas brasileiras. Apesar da aversão, nem tudo podemos pedir por um longo prazo (ainda mais brasileiro, povo que possui estigma de fazer tudo na última hora), portanto a papelaria da esquina, o bazar da avenida, a loja suprimentos de informática sempre terá uma clientela, não chore tanto por eles.
Ah, e você também ferra, em teoria, o governo, pois está deixando de arrecadar em taxas para a receita, porém temos noção que as taxas de importação no Brasil são supervalorizadas então o governo, nesse caso, não tem moral suficiente para você ficar com dó.
Vá as compras sem medo e siga a última dica do post: Prefira pagar com boleto, nunca se sabe, né?! Boas compras!!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
OPINE SOBRE O ASSUNTO!