sábado, 14 de março de 2015

Como ser menos pobre?



A coisa está preta! Pouca grana, dólar alto, combustível alto e você pobre. É culpa dos governantes? É culpa da crise? Independente da culpabilidade deste assunto, esses aumentos são passageiros (como sempre foram no decorrer da história), mas uns duram mais e outros duram bem mais.

Você tem feito sua parte? Tem economizado? Não é porque as coisas estão mais caras que você vai apenas reclamar e abrir mão de métodos de economizar dinheiro para passar o aperto com mais tranquilidade, certo? Então vamos dar uma olhada numas técnicas que podem te ajudar a não precisar entregar papel nas pizzarias dizendo: "Sou surdo e por esse fato quero dinheiro":

Planilhinha!

O autor desse post é apaixonado por planilhas. E no caso de controles financeiros, as planilhas auxiliam e muito! Uma tabela simples constando o quanto você ganha por mês e as dívidas do respectivo mês pode evitar que você gasta além do necessário ou deixe passar despercebido uma conta que poderá trazer possíveis problemas a você, portanto fica o conselho, crie planilhas ou use algum modelo de planilha, no próprio Excel há logo na entrada do programa modelos de vários documentos, entre eles o em questão.

Olha como isso é lindo!



Quanto menos dinheiro você ver, menos dinheiro você vai gastar

É o tipo de dica voltada aos que sabem usar conscientemente o cartão de crédito e débito. Você acaba gastando menos dinheiro quando usa apenas cartão e sabe o usar. Isso é psicológico, o dinheiro na carteira/bolsa faz com que você seja maleável a qualquer oferta de gasto superfluo. Sem dinheiro não será possível ir a qualquer estabelecimento (apesar de muitos aceitarem cartão) ou ser deparado com alguma situação em que poderia haver um gasto (tipo aquela tia da trufa que vai no seu trabalho engordar a molecada com trufa a 2,50).



Se receber um aumento, continue 'pobre'

Qualquer ganho extra de dinheiro não deve implicar em novas dívidas (a não ser que sua vida tenha mudado além do normal). Você deve guardar o dinheiro extra e se basear apenas naquele dinheiro que você já planejou gastar. Essa economia será muito útil posteriormente e será um tipo de economia que não pesará no seu bolso.



Imprevistos acontecem e quanto menos eles durarem menos vão doer no bolso

Você pode ter o planejamento financeiro mais rígido do mundo, mas nunca será imune a um imprevisto. Pode ser uma peça cara do carro que quebrou, uma doença que necessita de um remédio ou tratamento, uma viagem ás pressas para visitar um ente doente, enfim, seja lá o que for e você considere como uma urgência deve ser encarado com olhos diferentes. No caso desses gastos repentinos a dica é pagá-lo no menor tempo possível (mesmo que isso sacrifique suas economias) e assim você poderá voltar a economizar. 



13º caiu na conta e vai direto pra poupança, com ressalvas

Lembre-se que o 13º pode ser encarado como um dinheiro extra e então já demos uma classificação para esse dinheiro, certo? Mas não seja tão rígido nesse dinheiro extra em específico. Se presenteie com algo que lhe ajude a economizar e a satisfação será dupla: Pela compra e pela economia. Um bom exemplo seria comprar uma bicicleta, que tal?

**


Portanto eis algumas dicas que podem auxiliar nos momentos de aperto e tenha sempre em mente uma coisa: independente de quem tem culpa, quem fica pobre é você. Então cuida do teu dinheirinho! E você? Tem mais alguma dica para compartilhar conosco?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OPINE SOBRE O ASSUNTO!