Tá afim de viajar? Pesquisando todas as possibilidades? Vamos te apresentar mais uma agora. Peruíbe. Uma cidade do litoral de São Paulo que não é tão badalada como as demais cidades da baixada santista. Será que compensa? Leia nossa opinião a seguir.
para causar inveja |
Bella Costa |
A começar por hospedagem. Os preços na cidade para hospedagem são ligeiramente inferiores às cidades mais frequentadas do litoral de São Paulo. Em um quarto muito bem confortável em um lugar muito bonito (com direito a café da manhã, piscina), o preço pago foi R$160,00 por dia. Claro, não é um lugar para os mais exigentes e sofisticados, mas garanto: não falta conforto. Perto da pousada que ficamos (pousada Bella Costa), havia uma pequena praia e foi aí que sugiu o primeiro problema visível do lugar: marginalidade em praias menos frequentadas. Notei no momento em que pus os pés na praia que havia uma movimentação estranha de um cara de bicicleta próximo a nós. Com cautela é possível até tirar algumas fotos, mas fortemente desaconselho. Conversando com pessoas próximas, já houveram casos de roubos de automóveis e celulares na tal praia. E falando de segurança, em três dias na cidade não vi nenhum policiamento. Zero. Não achei um ambiente muito seguro.
Em termos de beleza do local, é lindo. Embora muitas ruas ermas, com terrenos mal cuidados, se andar pelas ruas certas (não ficar apenas refém do google maps) você não terá problemas encontrando esses lugares 'estranhos'. A beleza natural do lugar impressiona. Seguindo pela estrada que leva à praia de Guaraú (lugar extremamente gostoso, tranquilo, seguro e bonito) você encontrará ótimas praias, cachoeiras. A estrada precisa de muita atenção, então, de preferência motoristas mais experientes e sem bebida alcoolica (isso nem precisava falar, mas é bom destacar). As refeições de praia e fora dela são a preços muito modestos, ponto muito positivo. Você pode saborear uma bela porção de camarão, por exemplo, por trinta e cinco reais em um lugar bacana até.
Durante as noites, você pode andar pelo centro, onde há uma simpática feira de artesanato com preços muito atrativos, com uma variedade boa de lazer como um parque para as crianças, lanchonetes, sorveterias, etc. Durante os dias, você também pode visitar o centro (mas não faz muito sentido, pois dia é hora de ir pra praia) onde há uma gama boa de lojas que você pode encontrar de tudo - e muitas das lojas seguem abertas até a noite.
Foto da namorada :O |
O público que frequenta as praias não é tão simples. Durante meus dias lá, encontrei alguns turistas italianos, outros de algum país muçulmano e japoneses. Sinal que é um local que possui uma visibilidade no mundo interessante.
Infelizmente não pude explorar tudo o que podia da cidade, mas o pouco que fiz me agradou, com as ressalvas que destaquei. Aconselho a viagem para grupos de amigos, pois família ou casal pode ser uma experiência perigosa.
Sobre as praias, são limpas, bonitas, com ondas que quebram muito próximo da praia. Para brincar a ponto da água chegar acima da cintura talvez será necessário se distanciar muito e isso pode ser perigoso - ainda pelo fato de não ter visto salva-vidas em todos os dias que fui em qualquer das praias (talvez por ter sido uma data não tão típica para tusristas, mas era fim de semana).
A praia que fica no centro possui uma ótima variedade gastronômica, com comerciantes solícitos e uma visão linda. No entanto, tive uma experiência ruim devido a uma forte corrente de vento que durou horas que impossibilitou ficar na praia o dia todo - pra um vento fazer isso não pode ser qualquer vento hein.
Guaraú estava ótima em todos os momentos que fui. Mas o problema das ondas também havia lá. Nada que prejudique a experiência da viagem.
Guaraú <3 |
Voltei para casa com a impressão de que é um lugar bom para viagens, porém pode ser melhorado com mais investimentos em segurança pública e turismo - pois em vários lugares dava-me a impressão de que não era uma cidade turística. Voltaria. No entanto, em um grupo maior de pessoas ou em uma data em que o policiamento estivesse melhor. Mas... Aprovado!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
OPINE SOBRE O ASSUNTO!