Quantas mil vezes você já viu essa imagem? |
A Lua é, de longe, o que mais se destaca nas noites terrestres. Porém você conviveu com essa bola branca no céu durante toda a vida e nunca se questionou como diabos aquilo foi parar ali? Já chegou a cogitar o fato de não haver nem São Jorge nem dragão lá? Pois é. É provável que não exista nada legal por lá, alguns cogitam que nem a bandeira dos Estados Unidos foi colocada lá... Mas vamos explicar tudo isso pouco a pouco:
Lua ou lua?
Pode ser algo extremamente babaca para você leitor, mas essa dúvida sempre aconteceu comigo. Porém a explicação é abrangente e simples:
- Lua é o satélite natural que vemos quase toda noite rondando nosso céu;
- lua é um satélite qualquer de qualquer planeta, ou seja: lua = satélite natural.
Como surgiu a Lua?
Por mais triste que seja não há nenhuma teoria que comprove o surgimento da Lua, porém a teoria
mais aceita pelos cientistas é simplesmente FASCINANTE: A Lua nasceu da colisão da Terra com um planeta menor. O planeta que teoricamente trombou com a Terra foi literalmente pro espaço (piada ridícula, mas...) o planeta acabou em estilhaços e deu origem ao grande cinturão de asteroides que há entre a Terra e Marte.Teoria do grande impacto. Talvez assim nasceu a Lua. |
Muito interessante... E a Lua? Bom, alguns estilhaços tanto do planeta maluco quanto da Terra com a colisão não saíram da órbita terrestre, o resultado durante um processo de muitos anos é o nosso satélite.
Aí então surge uma questão dos mais indagantes curiosos. Do mesmo jeito que existe essa lua "gigante" na nossa órbita poderia facilmente haver um outro aglomerado de resíduos daquele processo anteriormente mencionado passeando pela órbita terrestre, certo?! Vejamos...
Não faça rodeios. Existe algum outro satélite natural terrestre sem ser a Lua?
Isso é a 3753 Cruithne |
Mais ou menos. Pouco se sabe sobre a 3753 Cruithne, mas o substancial para o que desejamos informar. Esse asteroide é considerado vulgarmente como a segunda lua da Terra! Ele está na órbita terrestre, porém possui características de um quasi-satelite. O que é isso? É um asteroide com uma órbita que em certos pontos dista muito da de seu planeta que está em órbita e tendem com o tempo se tornarem instáveis como as mulheres em TPM. O nosso quasi-satelite é muito pequeno então perca as esperanças de achar ele cortando o céu com aquela luneta do seu avô.
Há também o asteroide 2014 OL339 que foi descoberto recentemente que está na lista de quasi-satelites.
Há também o asteroide 2014 OL339 que foi descoberto recentemente que está na lista de quasi-satelites.
O homem pisou na Lua?
'Selfie na Lua #chuparussia'. Instagram, 1969. |
Um fato polêmico, Eu, particularmente acho que sim e não voltou porque há lugares mais interessantes para se fazer pesquisas. Mas enfim, daremos ouvido a duas teorias legais da conspiração:
- Os homens foram para a Lua, acharam legal e inclusive planejavam fazer uns testezinhos com bomba por lá, mas extra-terrestres não permitiram.
- Os homens não foram para a Lua, era só um teatrinho para acabar com a corrida espacial.
A primeira teoria eu até pagaria para ser verdade, mas... Se eu fosse um ET eu esperaria a população se exterminar (não vai demorar muito) para pegar os recursos e voltar para minha constelação, porém nunca se sabe.
E por fim... Para finalizar o artigo com chave de ouro a pergunta mais polêmica:
Por que a Lua traiu Joelma?
... Na verdade... a Lua da música é uma metáfora para um cara que iludiu uma mocinha inocente (no caso o Sol, se tiver o tamanho do Sol dá para entender o porquê dele largar ela) e ela ficou triste e aí o resto você já sabe. Qualquer dúvida, contatar Chimbinha.
Por fim não é possível abordar todas as curiosidades de nosso satélite em apenas um artigo, é possível que muitos outros venham a aparecer explicando mais da Lua, porém sem a rebeldia de Guilherme Arantes que queria mijar na coitada.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
OPINE SOBRE O ASSUNTO!