O ano é 2000, você finalmente conseguiu convencer seus pais a trocar o seu já surrado Super Nintendo pelo tão sonhado Playstation! Você ainda está anestesiado jogando títulos fascinantes como Resident Evil, Metal Gear Solid e Medal of Honor, dos quais até então você só havia escutado, alguns colegas mais agraciados financeiramente, comentarem algo na escola.
Mas eis que aquele seu amigo dos intervalos matinais, diz algo que lhe deixa atônito. Ele fala sobre o primo rico dele que mora na capital e que ganhou de natal um Playstation 2! Você fica fascinado em imaginar as possibilidades que esse novo console poderia fornecer, imagine os gráficos! Imagine os jogos!
Agora imagine que alguém indague a esse seu eu do ano 2000, o que esperar dos jogos que serão lançados no futuro para um ainda distante Playstation 4? O que será que ele responderia?
Bom, com isso em mente, vamos observar, dois dos jogos que estão sendo oferecidos na PlayStation Plus, para o console Playstation 4, nesse mês de novembro de 2014:
The Binding of Isaac Rebirth |
Steamworld Dig |
Vendo isso, a sua versão criança do ano de 2000, provavelmente ficaria sem entender nada, provavelmente não acreditaria que esses ai em cima são títulos para o poderoso Playstation 4, mas o que será que aconteceu?
Isso meus amigos, se deve ao fenômeno dos “jogos indie“ ou “jogos independentes” , e sua crescente popularidade no mercado de jogos nos últimos anos. Mas o que eles são? O que comem? Como se reproduzem? Vamos tentar explicar um pouquinho disso hoje aqui.
Os jogos Indie
Diferente do que você pode estar pensando, jogos indie, não são jogos que usam All Star, camisa xadrez e ouvem The Strokes. Jogos indie ou independentes, como o próprio nome sugere, são jogos produzidos de maneira independente, ou seja, sem o apoio financeiro de grandes distribuidoras ou produtoras. São geralmente produzidos por um pequeno grupo de pessoas, quando não por um único maluco. Por isso em sua maioria, são jogos pequenos se comparados com os jogos de grandes produtoras que envolvem em sua criação, gigantescas equipes multidisciplinares e um orçamento estupidamente alto.
Os jogos indie costumam apresentar qualidades gráficas inferiores também, por isso seus produtores, usam como arma principal na tentativa de atrair consumidores para seus jogos, a criatividade, tanto em questões como enredo e design como em jogabilidade.
E de onde diabos veio isso?
É válido lembrar que jogos produzidos de maneira independente, sempre existiram. Na verdade a própria história dos videogames, começou com pequenas produções independentes. Mas com a popularidade dos jogos e com o surgimento de uma indústria voltada para a sua produção, as produções independentes caíram de vez no anonimato.
Era impossível para um produtor independente, conseguir vender e distribuir seu jogo em larga escala, por isso durante muito tempo, o pessoal que produzia jogos independentes, se limitava a fazer isso quase que por hobby mesmo, para que eles e seus amigos pudessem gastar boas horas jogando um titulo único e original.
No entanto, um seguimento de jogos independentes, começou a apresentar uma alta na popularidade de seus jogos. Eram os jogos independentes feitos para computador. Essa alta na popularidade começou justamente quando a internet também se popularizou, isso porque agora era possível disponibilizar jogos na internet, para que pessoas de todo o mundo pudessem ter acesso (“abaixar” eles na internet – como diz sua mãe). Assim, o produtor de jogos independentes para pc, podia disponibilizar seu jogo para que todos pudessem jogar, sem necessariamente gastar a grana preta que as grandes produtoras gastavam para disponibilizar seus jogos em lojas por ai.
E como eles chegaram no PS4?
Foi a Microsoft quem primeiro abriu as portas para que os jogos independentes entrassem nos consoles, apresentando uma política atrativa para que esses produtores desenvolvessem jogos para os consoles da linha Xbox.
Anunciados na Xbox live, os títulos independentes obtiveram relativo sucesso, o que fez com que Sony e Nintendo também abrissem as portas para esse tipo de produção.
O adiamento de títulos de grande produção prometidos para os consoles da nova geração, e a crescente oferta de jogos indie no mercado, são fatores que explicam hoje a grande presença de títulos independentes na PlayStation Plus para o PS4.
Atualmente, muitos creditam o sucesso dos jogos independentes, à liberdade que seus produtores têm para desenvolverem os mesmos. Geralmente grandes produções são limitadas em atender diversos requisitos de seus distribuidores e são produzidas visando a venda para um determinado público alvo. Já as produções independentes têm como única limitação o “din din” , fato que incentiva a criatividade de seus produtores (fazem o que der na telha, e se ninguém gostar, foda-se...).
O fato é que cada vez mais vem se provando verdade uma máxima que a Nintendo hoje adora usar para promover seus consoles: “Em um jogo, o que importa é a diversão”. E essa diversão pode ser obtida tanto jogando um jogo que tenha gráficos parecidos com um filme em 1080p, como jogando algo que poderia muito bem ter sido um jogo de nintendinho lá nos anos 80.
Agora alguns títulos independentes
que fizeram sucesso nos últimos anos:
Slender: The Eight Pages
Jogo de terror lançado para pc
que fez muita gente melar as cuecas.
Journey
Jogo de aventura lançado para PS3. Você é essa pessoa de capuz, e você tem que chegar até aquela montanha com um brilho em cima... Bem louco!
Super Meat Boy
Jogo de plataforma lançado para Xbox 360. Você é um pedaço de carne, e tem que salvar sua namorada que é um bandeide (Sério, tem coisa mais criativa que isso?).
FEZ
Jogo de puzzle/plataforma lançado para Xbox 360. Você é Gomez, um personagem em 2D que vive em um mundo 2D, mas um certo dia, após mexer com um objeto misterioso, acaba conseguindo ver o mundo em 3D, e agora precisa explorar isso.
Minecraft
Se você esteve aqui na terra nos últimos três anos, com certeza já ouviu falar desse jogo. É um jogo sandbox de mundo aberto, no qual você pode construir de tudo a partir de blocos dos quais o mundo é feito.
Goste você ou não dos jogos independentes, uma coisa é certa: eles vieram para ficar. Estão conseguindo cada vez mais destaque no mercado dos games, e podemos dizer que graças a esses malucos que varam as noites em suas casas programando jogos dos quais nem sabem se vão ter algum retorno, o mundo dos games tem se tornado mais amplo e diversificado e novos conceitos de jogos tem surgido a cada dia. Para nós, reles mortais, só resta aproveitar essa chuva de criatividade que enche nossos consoles e PC's, da melhor forma possível: Jogando!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
OPINE SOBRE O ASSUNTO!