O assunto de hoje pode ser desagradável para muita gente. As pessoas costumam considerar como nerds as pessoas que simplesmente mantém uma rotina de estudos a fim de conseguir entender uma certa matéria com um certo objetivo. O fato é que aquele velho ditado do seu velho avô vai rondar sua cabeça pro resto da vida: "Estude, pois o lápis pesa mais que a enxada". E faz sentido, né?
O problema é que muitas pessoas precisam estudar, querem estudar, mas não conseguem. Vamos listar algumas dicas para ajudar a você conseguir manter uma rotina de estudos seja para um concurso ou uma matéria infernal que pega no seu pé no ensino médio, fundamental ou superior.
1. Só é burro quem se acha burro
Essa frase pode parecer trouxa, mas não é, é a base de tudo. Enquanto você achar que não tem capacidade, porque não consegue entender nada, porque pros outros é mais fácil você está fadado a nunca conseguir manter uma rotina de estudos. Você só estará preparado para estudar quando acreditar que aquele momento merda lendo livros vai te fazer entender e aplicar alguma coisa, portanto não seja burro pensando que é burro.
2. Arrume e controle seu tempo
Você não vai para lugar algum se não tiver um tempo, certo? Com os estudos é a mesma coisa. Dedique um tempo para seus estudos, mas seja realista, não guarde apenas quinze minutos para os estudos porque estamos falando de ler, reler, fazer exercícios e isso tudo demanda no mínimo 30 minutos (mínimo dos mínimos).
O segredo é ter em mãos um valor de tempo que você pode se dedicar aos estudos e criar uma planilhinha boba apenas escrevendo hora e matéria que você estudará. Esse controle deve ser rígido, senão você nunca irá o dominar e continuará precisando estudar e não conseguindo.
Será que este ícone é uma indireta de fonte de conteúdo? |
3. Arrume um material bom
Será que este ícone é uma indireta de fonte de conteúdo? |
Sem um material bom pode esquecer que nada dará certo, você precisa pesquisar por bons livros, boas video-aulas, bons slides, a internet apresenta isso tudo de forma bem confortável e muitas vezes livre, basta você saber aonde ir.
4. Método de Aprendizado
Essa parte é a alma deste artigo. Para estudar o mais aconselhado é construir resumos dos livros que você adorou como material e estudo. Com esses resumos você conseguirá lembrar dos conteúdos de forma mais satisfatória e essa leitura é essencial para que você use com finalidade de resolver exercícios que é elementarmente o objetivo principal dos seus estudos.
Esse merece publicidade gratuita. Simplesmente o melhor acervo de questões de concurso da internet. Clique aqui para conferir. |
Quanto maior o número de exercícios resolvidos, maior a probabilidade de cair um parecido na prova que você almeja obter sucesso, então busque por acervos de exercícios na área que você quer obter sucesso e tente resolver exercícios em todo e qualquer tempo livre que dê tempo de resolver.
5. Véspera da Prova
Na véspera da prova devo estudar? CLARO. Muitas pessoas desaconselham, mas esta é uma opinião pessoal minha, que apesar de ser um eterno aprendiz já obtive muitos sucessos com provas realizadas. Não queira dominar o mundo na véspera da prova, mas faça exercícios e leia seus resumos, pois você certamente irá lembrar de um detalhe despercebido que será filhadaputamente colocado na prova com objetivo de você errar.
Essas são as dicas essenciais para quem quer iniciar estudos com algum objetivo, porém não são as únicas, em breve vamos disponibilizar algumas dicas que vão facilitar e muito o seu aprendizado e sucesso nas provas, aguardem!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
OPINE SOBRE O ASSUNTO!