quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cadê o terror Tio Sam?



Se você é uma pessoa que fica apavorada assistindo filmes de carnificina, do tipo bem clichê mesmo: Cara mau, mascarado ou deformado se possível, que portando uma ferramenta altamente perigosa (do tipo dessas que sua mãe não deixaria você por a mão), corta as suas vítimas concedendo aquele tradicional banho de sangue e morte por onde passa. Sinto informar que esse post não é para você, afinal, o seu mundo está perfeito.

Agora se você, assim como eu, não consegue sentir medo desse tipo de “terror”, chegue mais, pois vamos trocar uma ideia sobre isso.

Não digo que esse tipo de filme não retrata situações pavorosas, por exemplo, se um sujeito com uma cara estranha entra em minha casa portando qualquer tipo de objeto afiado (até mesmo um lápis N° 2 muito bem apontado) e querendo me matar com isso, eu provavelmente me borraria de medo.  Mas em um cinema, cercado por dezenas de pessoas, ou até mesmo no conforto do meu sagrado sofazinho em casa, ver uma enxurrada de sangue e vísceras cinematográficas na tela, não me deixa nem um pouco assustado, no máximo perco a vontade de comer aquele espaguete logo após o filme (será que isso faz de mim um psicopata também?).

Mas parece que os norte americanos gostam mesmo desse tipo de terror. E uma vez que são eles que pagam em dólar para esse tipo de produção, temos hoje uma avalanche de filmes do gênero disponíveis no mercado, é só entrar no Netflix por exemplo, e filtrar a busca por terror, então você saberá do que estou falando.

No entanto, felizmente para nós, existe também o terror nível asiático. E todos sabem que as coisas feitas em nível asiático, são realmente de outro nível, pelo menos na ideia.  Com a mesma facilidade que os caras têm para tirar notas melhores que você nas provas, eles também conseguem produzir filmes de terror capazes de causar o autêntico “efeito cagaço” ou o clássico “receio de ir ao banheiro de madrugada”.

Você sabe o que filmes como O Grito, O Chamado e O Olho Do Mal têm em comum? Além de provavelmente terem sido filmes que te deixaram “cismado” por alguns dias? Todos são remakes americanos de filmes de terror asiáticos. O pessoal por lá, gosta mesmo é de perturbar o nosso psicológico com o terror sobrenatural. Usam para isso, aparições horripilantes de fantasmas com cabelos cumpridos, com histórias de espíritos que ficam ligados ao mundo físico por alguma emoção forte. E a intensão desses caras muitas vezes não é simplesmente cortar a vitima ao meio e mostrar seus órgãos internos para o mundo, mas sim levar a vitima à beira da loucura, assim como o público que está assistindo.

Você acaba de assistir um filme desses e fica com medo de olhar no espelho e ver uma asiática pálida cabeluda parada atrás de você... E isso é foda!

Logicamente nossos amigos de Hollywood já aprenderam bastante com a insanidade do terror sobrenatural asiático. É possível ver claras influências disso nos recentes sucessos de bilheteira, Invocação do Mal e Annabelle. Dois filmes que para mim já podem ser considerados dois marcos do terror norte americano (sim, conseguiram causar em mim o “efeito cagaço”, principalmente o primeiro).

Apesar de tudo, ainda encontramos em maioria as produções de terror do tipo “assassino muy loco e sangue pra todo o lado”, mas isso tem mudado graças à influência de nossos amigos orientais, agora para finalizar vou deixar uma lista de 5 filmes produzidos por lá, e que com certeza podem te perturbar por alguns dias:

Shutter

Shutter é um filme Tailandês lançado em 2004, veio para cá com o nome de “Espíritos – A Morte Está Ao Seu Lado”, confesso que nunca mais tirei fotos de lugares vazios e obscuros depois que assisti a esse filme... Ele também tem a versão americana com o nome “Imagens Do Além”, mas eu não assisti essa versão ainda.


A Tale Of Two Sisters

A Tale Of Two Sisters é um filme sul-coreano de 2003, apareceu por aqui simplesmente com o título de “Medo” (vai vendo). Ele também tem a versão americana com o nome de “O Mistério Das Duas Irmãs” lançando em 2009, esse, ao contrário do de cima, eu já assisti a versão americana, mas ainda não vi a original.


Ringu 

Ringu é um filme Japonês lançado em 1998, você provavelmente conhece ele em sua versão americana que fez um sucesso tremendo, intitulado “The Ring”, ou “O Chamado” para nós brazukas... Desse eu nem preciso falar nada, apenas olhe novamente essa imagem ai em cima... Sério cara, esses japoneses...


One Missed Call 

One Missed Call é um filme japonês de 2003, teve um remake lançado nos EUA em 2008, com o nome de “Uma Chamada Perdida”, vale a pena conferir.


JU-ON The Grudge

Agora me diz, como dormir com uma imagem dessa ai na cabeça? E foi isso o que os japoneses deram de presente ao mundo em 2000, o filme JU-ON The Grudge, posteriormente foi refilmado pelos americanos em 2004 e chegou aqui sob o titulo de “O Grito”, você já deve ter assistido devido ao grande sucesso que o filme fez.

Bom, e é isso, esperamos que a criatividade sinistra dos nossos amigos do outro lado do mundo, continue dando bons frutos, porque poucas coisas são tão divertidas em um filme, quanto o “efeito cagaço” que ele pode nos dar.


2 comentários :

OPINE SOBRE O ASSUNTO!