Hey você que considera como algo clássico da infância jogar Copa da Franca 1998 para Super Nintendo... Temos notícias ruins para você. Sua infância foi forjada.
|
Super Nintendo (Snes) |
Para que não comecem as lágrimas de frustração, vamos lhe explicar o que houve. Alguns jogos no passado foram modificados e deram origens a jogos tão bons quanto os que os originaram.
É claro que devido ainda à baixa popularidade dos computadores pessoais, as modificações dependiam de pequenos grupos de programadores da época junto a produtores de cartuchos piratas, já que faziam frente aos títulos originais da época.
Os resultados foram fascinantes e mesmo não sendo jogos originais, não deixaram de ser eternos na memória de muitos gamers.
Sigamos o exemplo de alguns:
Copa Da França 1998
Este jogo certamente fez muita gente feliz. Era uma modificação do clássico International Super Star Soccer Deluxe, também de Super Nintendo, que reunia todas as seleções que participaram da Copa de 98 com times em escalações atualizadas e estádios de nomes coincidentes aos da copa.
É um jogo que possuía uma narração num idioma muito estranho que parecia parcialmente espanhol e algumas frases são lembradas até os dias de hoje pelos antigos viciados desse clássico de 16 bits.
Ayrton Senna
|
Configuração pré-corrida (Ayrton Senna, SNES) |
Que Ayrton Senna foi um grande piloto, isso todos sabem. Porém não houve nenhum jogo com esse nome para o Super Nintendo (infelizmente). O incrível Ayrton Senna para Super Nintendo nada mais era que uma modificação simples de um jogo de outro grande piloto da época, o britânico Nigel Mansell.
|
Cartucho Ayrton Senna para Snes |
Querendo ou não há de se confessar, o jogo mesmo não sofrendo quase nenhuma modificação extrema, o nome de Ayrton Senna trouxe uma popularidade inimaginável no Brasil. Vou ainda mais longe nessa afirmação: 90% das pessoas que jogaram Ayrton Senna para Snes não sabiam que estavam jogando um jogo que não existiu oficialmente.
Sonic The Headgehog 4
|
Cena em que Sonic salva Mario da prisão (save de tela - improvável em jogo oficial) |
Muitas pessoas que jogaram este jogo na infância certamente já se questionou sobre ele. "Sonic teve uma versão para Snes mesmo na época de fogo entre Sega e Nintendo?". A resposta, obviamente, é NÃO. A versão de Sonic jogada era uma modificação de um jogo medianamente conhecido, Speedy Gonzales (O ligeirinho, em português). Sonic para Snes, apesar se ser um jogo sem nexo qualquer de linearidade como nos clássicos jogos Sonic da Sega, consegue ser superior ao Speedy Gonzales pela satisfação do jogar e também por particularmente considerar as telas mais harmoniosas e fases mais interessantes, ainda que eu vá na contramão de muitos que criticam este jogo, a minha nostalgia impede, pois foi um jogo marcante que não precisava ter uma história para me interessar.
O fato é que o Romhacking (modificação de Roms) fez com que novas ideias pudessem ser aproveitadas e em partes foi algo bastante favorável, como no caso destes três jogos mencionados.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
OPINE SOBRE O ASSUNTO!