terça-feira, 25 de novembro de 2014

Um celular de acordo com o que você TEM e PRECISA - novembro 2014

De uns anos para cá houve um inquestionável aumento no desejo dos brasileiros por compra de smartphones. Aplicativos como Whatsapp, Facebook, Viber, entre outros caíram no gosto dos usuários em geral e isso contribuiu bastante para o aumento de compras de aparelhos móveis que sustentem tais aplicativos. Eu sei, é chato ter a sua mãe compartilhando vídeos de bom dia ou piadas sem graça no whatsapp, no entanto como já é algo certo de que vá acontecer, esse artigo tem como intenção ajudar as pessoas a não comprarem gato por lebre. Com o dinheiro gasto em um celular razoável, muitas vezes, pode-se comprar um melhor.



É importante frisar alguns conceitos antes de apresentar uma breve descrição de cada empresa de celular. Primeiro, a base do celular é o sistema operacional. Ele será o responsável por fazer o meio de campo entre o usuário e os recursos do celular. Tanto Android, quanto iOS e Windows apresentam soluções adequadas (cada uma de sua forma) a seus clientes, cada uma com seu ponto forte e ponto fraco, mas indiscutivelmente as três merecem respeito.  Segundo ponto importante aos menos informados: Nem tudo que custa mais caro será o melhor.


Sony

Uma das empresas com o Android modificado de melhor forma. Costuma ter aparelhos para todas as faixas de preço.  Deve-se ter em mente que se você é um usuário exclusivo de redes sociais não necessita gastar mais que R$700,00 em um aparelho. Se você é aficcionado por fotografias compensa gastar um pouco mais, as câmeras dos aparelhos Sony possuem uma qualidade muito boa, ainda que câmeras de celular em geral não substituem  câmeras profissionais aos que levam a sério a profissão.

Z1, Z2, Z3 - Poucas mudanças físicas.
A empresa é bastante atenciosa com seus usuários no quesito atualização de softwares e do sistema operacional (apesar de demorar um pouco, eles capricham). Um defeito que podemos apontar seria o grande volume de modelos criados pela operadora num curto período de tempo, há tempos, por exemplo, criaram o Top de linha Xperia Z1 e em um período muito curto em seguida vieram Z2 e Z3 e já especulam um possível Z4.

Para celulares básicos se trata uma boa opção de compra, intermediários possui um páreo muito duro com outras empresas que mandam nessa área, como a Motorola, e em celulares de alto desempenho há um certo exagero nos preços que deixam em xeque o custo-benefício de quem prefere gastar mais para jogar, por exemplo. Uma coisa que é vital para um celular, o desempenho da bateria, isso a Sony pode se vangloriar pois na maioria dos aparelhos é satisfatória. Há exceções.


Motorola

A Motorola já passou por muitos altos e baixos. Atualmente está na fase alta e tem uma arma imbatível: O Moto G. É um aparelho incrível que por seu preço e sua configuração atingiu a liderança do mercado de celulares intermediários e sem rivais a altura ainda que muito tentem. É uma empresa de poucos aparelhos e que preza muito pelo Android com um menor número de modificações. O resultado é atualizações mais rápidas para o aparelho, ainda que nem todos os recursos originais do Android sejam os melhores para as tarefas que o usuário precisa.

Moto G e Moto E - Irmãos que vendem muito!
O celular básico, Moto E, é um celular que vende bem e possui recursos que interessam os usuários dessa faixa, no entanto é muito mais conveniente guardar um pouco mais e comprar um Moto G. Os celulares de alto desempenho também são um ponto a parte. O primeiro Moto X fez muito sucesso pela diversidade de recursos interessantes, ainda que isso não tenha sido refletido em vendas devido a insegurança de comprar um aparelho com configurações modestas comparado aos concorrentes de alto desempenho. O novo Moto X é sem dúvidas um forte concorrente para seguir o caminho almejado pelo primeiro Moto X, é importante frisar que o preço, apesar de baixo comparado aos concorrentes, ainda está alto para as configurações que ele possui. Uma ligeira queda já o faria compensável para compra. Os aparelhos da Motorola possuem um bom desempenho de bateria e isto costuma ser uma constante em todos os aparelhos.


Samsung

Essa é outra líder nata de vendas. Possui uma infinidade de aparelhos para todos os preços e todos os gostos. No entanto esse é um problema sério. Muitas pessoas preferem comprar um celular de preço bem baixo da empresa, como por exemplo o Galaxy Y e se arrependem posteriormente. O preço, apesar de ser agradável a quem gosta de gastar pouco por um celular bonito, no desempenho se reflete e muito. Os aparelhos básicos da Samsung são definitivamente uma hipótese a ser descartada.

S5 - Acho que já está na hora de dar uma inovada grande no design.

Os aparelhos medianos possuem configurações interessantes, ainda que o quesito desempenho de bateria seja um problema sério da Samsung para esses aparelhos. Portanto nessa faixa é interessante uma comparação mais atenciosa com outros celulares de outras marcas. 

Já os aparelhos de alto desempenho, inquestionáveis. Qualidade absoluta. Câmeras de qualidade, processamento muito bom, um display invejável ainda que o design seja de poucas alterações comparado a outros aparelhos da marca. Ainda que haja uma bateria de melhor duração, os aparelhos de alto desempenho sentem também falta de uma bateria melhor, porém um recurso interessantíssimo que a Samsung permite na maioria dos seus aparelhos é a possibilidade substituir a bateria de forma fácil. 


LG

Uma empresa que produz celulares de qualidade boa, no entanto criticada pelas modificações geralmente não muito bem aceitas no Android pelo público. Para os celulares mais básicos e intermediários pode-se dizer que a LG não possui uma boa competitividade, visto pela qualidade dos concorrentes nesses segmentos e por esse motivo, a LG passou a explorar uma área interessante e que pode ser a opção certa de muitos consumidores.

LG G3 - E aí, o que dizer dessa tela?
O segmento melhor visto da LG é o de celulares de alto desempenho, conseguem fazer os aparelhos saírem a preços muito atrativos aos consumidores e este ponto deve ser levado em conta na compra de um bom celular, pois a LG consegue conciliar qualidade e bom preço num único aparelho.

Há quem não goste dos aparelhos de alto desempenho da LG, principalmente devido ao seu design diferenciado que, apesar de interessante para alguns, incomoda os mais conservadores que, por exemplo, não acham adequada a mudança dos botões de volume de alguns modelos da empresa como o G2 e G3. No quesito bateria pode-se dizer que não são os melhores e também não são os piores. Somado ao que o celular pode produzir é consideravelmente satisfatório o desempenho.


Apple


iPhone 5s - Não dá para negar. Ele é muito bonito.
Não se pode falar em celular sem mencionar uma das empresas mais influentes no segmento. A Apple é responsável por aparelhos com vendas colossais e é conhecida por seu sistema fechado, o iOS, pelo pouco número de modelos de aparelhos e, no Brasil pelo seu preço exorbitante.

É inquestionável: são aparelhos muito bons que conseguem fazer muito com os atributos de hardware que possuem, no entanto os de outros sistemas operacionais como o Android podem fazer frente e competir de forma igual  É óbvio que em alguns aspectos a Apple é imbatível como, por exemplo, na qualidade das telas, fluidez do sistema operacional, qualidade da estrutura do produto, design, entre outros. Ao passo que pontos negativos como o baixo rendimento da bateria, o  volume de restrições no sistema operacional e o altíssimo custo põem em xeque a viabilidade de compra.

Os aparelhos são bons, mas, na moeda brasileira, a distorção do preço o torna completamente inviável principalmente pelo fato de resultar num preço maior que de gigantes de processamento de outros sistemas operacionais. O aparelho que tem sido vendido a um preço bastante interessante, o iPhone 4s ainda comparado a celulares de médio desempenho não possui forças para liderar o segmento e então podemos considerar que em meio a isso tudo, a pessoa que valoriza o design e o desempenho fluido de forma constante está fadada a comprar um iPhone.


Nokia
Nokia 1020 - É um celular numa câmera ou uma câmera num celular?

A Nokia foi uma campeã de vendas há um tempo atrás. Perdeu mercado e hoje explora um sistema operacional que nos desktops e notebooks é líder absoluto, mas que não acompanha a voracidade nos dispositivos móveis: O Windows Phone. Apesar de ser um bonito sistema operacional com aquela confiabilidade clássica da Microsoft, é um sistema que ainda carrega o paradigma de que possui uma loja de aplicativos com poucos exemplares (apesar de não ser de todo verdade).

Os celulares Nokia possuem um bom preço, bom hardware e bom desempenho no sistema operacional Windows Phone por um ótimo preço. Pode ser levado em consideração por quem está disposto a um sistema diferente e que pretende utilizar o aparelho para funções básicas de um smartphone como emails, redes sociais, etc. O consumo da bateria não difere tanto da média dos aparelhos Android.


Outras Marcas


Zenfone 5 - Não veio pra brincar.
Há também outras marcas que buscam entrar no rol de famosas marcas de smartphones, como a Asus, que fabrica bons notebooks e que lançou o incrível Zenfone 5 que de feio tem apenas o nome. Poderá ser uma ameaça real para o Moto G ainda que este lidere com muita sobra o segmento do mercado, porém é necessário levar em conta que uma possível ofensiva comercial da Asus pode abrir
esse mercado que praticamente estaria monopolizado pela Motorola.


O que será que irá acontecer? Só o tempo dirá! O nosso amigo Tecnoboy curte e quer ver o circo pegar fogo! E eu também.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

OPINE SOBRE O ASSUNTO!